30 de ago. de 2009

Flashback: Os Goonies


Assistir “Os Goonies” dá saudade da nossa infância pois resgata nossas brincadeiras e travessuras de crianças. Quem nunca quis ser um Goonie? Dá saudade daqueles filmes legais da década de 80 que passavam muito na Sessão da Tarde (hoje em dia tá fraca). E ainda assim é um filme que não envelhece. Foi o primeiro nesse estilo e nenhum filme se encaixa como derivado dele. Goonies é único. Quem nunca viu? Será que existe alguém que ainda não viu?
Os Goonies, é um filme de 1985 produzido por Steven Spilberg , escrito por Chris Columbus, e dirigido por Richard Donner. Narra a aventura de um grupo de amigos entre 10 e 16 anos que vivem no mesmo bairro, as famílias de todos estão para serem despejadas de suas casas por uma imobiliária que quer construir um clube de golfe naquelas áreas. Mas se isso acontecer, cada um vai se mudar para um lado e os Goonies acabarão. Quando os moleques estão na casa de Mickey e Brand, encontram o mapa do tesouro de um pirata chamado Willy Caolho, que conforme uma lenda, desapareceu na região. Mostra também, além das aventuras, o início do interesse sexual. Não se engane o filme é obviamente voltado para o público jovem, no entanto, a diversão e o espírito de Os Goonies pode ser admirado por qualquer pessoa com um coração aventureiro.


Os principais personagens do filme são:


Mikey Walsh (Sean Astin – de “O Senhor dos Anéis”, “Como Se Fosse a Primeira Vez” e “Click”.) – O asmático líder dos Goonies, grande fã do pirata Willy Caolho, usa aparelho nos dentes e uma bombinha (contra asma).


Bocão (Corey Feldman de “Conta Comigo” e “Garotos Perdidos”) - sempre cuidadoso com seu cabelo e fluente em espanhol.


Bolão (o astro de TV Jeff Cohen, em sua única aparição cinematográfica) - garoto comilão e muito engraçado.


Dado (Jonathan Ke Quan, de “Indiana Jones e o Templo da Perdição”) - japonezinho com invenções muito hilárias.


Brand Walsh (Josh Brolin - de “O Homem Sem Sombra”, “Planeta Terror” e “Onde Os Fracos Não Têm Vez”) - irmão mais velho de Mikey, tem um romance com a garota Andy.


Andy (Kerri Green de “A Inocência do Primeiro Amor” e “A Morte Como Herança”) - uma das garotas mais bonitas de sua escola que tem o riquinho Troy no seu pé, mas gosta mesmo é de Brand.


Stef (Martha Plimpton de “O Olho de Deus” e “Stanley & Iris”) - grande amiga de Andy, sempre nervosinha.


Sloth ( John Matuszak) - monstro superbacana e superforte que faz parte da família Fratelli, mas não gosta deles.


Mama, Jake e Francis Fratelli (Anne Ramsey, Robert Davi e Joe Pantoliano - que, aqui é um bandido atrapalhado, mas em “Matrix” e “Demolidor” teve papéis mais importantes.) - família de bandidos que estão sempre brigando.


Vamos ao filme...


O filme já começa com uma CENA CLÁSSICA: o bandido Jake Fratelli está preso numa delegacia. Ele está pendurado com uma corda no pescoço fingindo suicídio. Um guarda vai à sua cela e se aproxima. Ele lê um bilhete embaixo do pescoço do preso e percebe que está numa enrascada. O bilhete diz: “Imbecil. Acha que sou burro o bastante para me matar?”. O bandido Jake golpeia o guarda e foge num carro. Na fuga, por onde o carro passa, os integrantes dos Goonies aparecem um por um.
Na casa de Mikey e Brand chega Bocão. Depois chega Bolão. E logo depois Dado com uma de suas invenções. Eles conversam sobre a mudança de cidade que terão que fazer. Nisso, chega a mãe de Mikey e Brand com uma mulher chamada Rosalita, para ajudá-la na mudança. Rosalita é mexicana. A mãe de Mikey e Brand pede que algum deles que fale espanhol ajude a se comunicarem. Bocão vai ajudá-la. Assim que a mãe de Mikey e Brand começa com as instruções à Rosalita, Bocão entra em cena: “Calças e camisas na segunda gaveta. Coloque nas caixas de papelão, e não nas malas”. Ao que o cara traduz: “Maconha na gaveta de cima. Cocaína e Speed na segunda. Heroína na última. Separe sempre as drogas”. O moleque é tão maluco que ao ouvir da mãe de Mike e Brand que o pai deles, Sr. Walsh, não gosta que entrem no sótão, diz que lá o homem guarda seus objetos de tortura sexual!!! E ainda apavora a pobre mulher, falando que se ela não trabalhar direito, ficará presa lá em cima com as baratas durante duas semanas, sem água e sem comida. É um sarro. Depois disso a mãe de Mikey e Brand sai com Rosalita.
Coincidentemente, é o Bocão que põe o resto da tropa na maior aventura do filme, aos instigá-los sobre o que se esconde no tal sótão. Os rapazes sobem e vêem algumas coisas guardadas de um museu. O pai de Mikey e Brand é o responsável pelos objetos. Eles brincam com as coisas até que Mikey encontra um mapa num quadro. O mapa é de 1632 e tem dizeres em espanhol. Bocão traduz pra eles. A frase diz: “Cuidado intrusos. Morte e pesar sufocantes… pelo sangue do gatuno invasor”. O mapa é do pirata Willy Caolho, o pirata mais famoso de sua época Mikey conta que Willy roubou um tesouro de rubis, diamantes e dobrões espanhóis. Ele carregou seu navio e navegou par o crepúsculo. Aí, o rei inglês descobriu e mandou a sua frota à caça dele. Levaram algum tempo até alacançarem Willy. Então houve uma tremenda guerra entre a armada e o navio de Willy, o Inferno. E, durante a luta, havia armas e canhões ressoando lá e cá. Então Willy fugiu, porque, senão, ia ser morto. Escondeu-se numa caverna e os ingleses explodiram a entrada. E ele ficou preso na caverna desde então. Preso pra sempre. Willy Caolho e seus capangas ficaram lá por 5 ou 6 anos. Estavam cavando túneis e cavernas. Colocando armadilhas, para que qualquer um que quisesse entrar morresse. Então matou seus capangas para não pegarem o tesouro. Um dos capangas deve ter fugido com o mapa. Bolão esbarra num quadro com a notícia de que Chester Copperpot desapareceu enquanto investigava uma lenda local. Chester sabia o segredo de Willy. Eles voltam pra sala.
Mikey quer ir procurar o tesouro pra eles não saírem do bairro. Mas os outros Goonies não querem. Aí, chega o pai de Troy para entregar os papéis de execução da hipoteca. Nenhum dos Goonies gosta. O lugar vai virar um campo de golfe. Enquanto Brand se exercita assistindo o clipe da Cyndi Lauper na TV, os outros Goonies o prendem com o aparelho. Eles saem de bicicleta para encontrar o tesouro. Bocão deixa os pneus da bicicleta de Brand para ele não ir atrás deles. Bocão, sempre engraçado, só fala em comida. A mãe de Brand chega do supermercado com Rosalita. Brand é solto e pega uma bicicleta de uma menininha para ir atrás deles. Nisso Troy e as meninas Andy e Stef chegam de carro ao lado de Brand. Troy o segura e acelera o carro. Brand sai em alta velocidade da estrada e cai num barranco. Mikey, Bocão, Dado e Bolão chegam ao local onde a moeda que Mikey encontrou indica. Eles vão para o restaurante.
Bolão tem medo de que haja traficantes lá dentro. Eles entram no restaurante todo velho e sujo, e Mama Fratelli os assusta. Eles ficam numa mesa esperando água. Mikey pede para ir ao banheiro e aproveita para tentar achar o caminho lá embaixo que leve ao tersouro. Enquanto procura ele vê o irmão Jake Fratelli maltratando uma pessoa acorrentada e presa numa cadeira. Mikey espera o irmão sair, entra e empurra o prato de comida para a pessoa, um cara monstruoso. O monstro grita e Mikey sai correndo de medo. Brand chega de surpresa e o agarra para saírem dali com os outros Goonies. Eles esperam os Fratelli sair. As meninas Andy e Stef chegam. A turma entra de novo no restaurante. Todos descem para tentar encontrar alguma coisa. Na verdade, Mikey quer mostrar-lhes o monstro que está preso. Brand e Andy estão para beijar-se quando são empurrados pelos outros Goonies que assustaram-se quando o monstro gritou ao entrarem. Todos caem numa outra sala. Brand e Andy caem num sofá velho. Estão para beijar-se de novo quando os outros Goonies ficam tirando um sarro do quase beijo deles.


Mickey tenta encontrar uma passagem para o caminho do tesouro, mas quem acha mesmo é o Bolão, que derruba um garrafão e a água escorre para um bueiro dentro de uma lareira. Nisso, Dado encontra uma máquina de falsificar dinheiro. Stef encontra por perto um jornal coma foto da família Fratelli presa. Bolão fica indignado pois ninguém o escutou que naquele restaurante haviam bandidos. Bolão encontra um um depósito cheio de potes de sorvetes…e um cadáver. CENA CLÁSSICA: o cadáver cai em cima de Bolão. Os Fratelli retornam. Os Goonies colocam o cadáver de volta no depósito com Bolão junto. Eles não podem sair pelo caminho normal senão os Fratelli os matam. Resolvem descer pelo bueiro da lareira. Bolão consegue sair do depósito. Brand e Mickey dizem pra ele ir buscar a polícia. Bolão sai do restaurante, chega numa rua e pára um carro. Ele começa a pedir ajuda sem saber que quem está no carro são os irmãos Fratelli. Eles pegam Bolão.
Os Goonies, lá embaixo, encontram vários canos e começam a puxar e gritar para ver se alguém de cima escuta e os ajuda. Várias coisas acontecem: tenistas saem do campo pra beber água e a torneira sobe e desce; num banheiro masculino, os registros são puxados pra dentro da parede; e a mais engraçada é quando Troy está no banheiro (fazendo suas necessidades) e é levantado por um jato d’água. Lá embaixo, a tubulação estoura e o jato d’água abre um caminho, um buraco, pela parede de terra.


Os Fratelli estão aterrorizando Bolão com um liquidificador. Eles querem saber a verdade, onde estão os outros Goonies. Bolão fala que estão na lareira procurando um tesouro. Os Fratelli não acreditam e falam pra ele contar tudo. É aí que vem uma das cenas mais memoráveis do filme. Bolão, sempre engraçado, começa a contar tudo: “na 3ª série colei na prova de história; na 4ª série roubei a peruca do meu tio e colei no rosto para fazer o papel de Moisés. Na 5ª série, empurrei minha irmã da escada e botei a culpa no cão. Minha mãe me mandou pra uma colônia de férias. Aí, um dia, no almoço eu comi tanto que eles me expulsaram”.
Enquanto isso, os Goonies encontram um esqueleto, na 1ª armadilha que Willy Caolho fez. O esqueleto é de Chester Copperpot, quando ele entrou na caverna em 1935. Junto tem uma bolsa com dinamites. Eles pegam a bolsa. Dado vai fazer armadilhas caso os Fratelli os sigam. Mikey mexe numa corda no chão. é uma armadilha. Mikey pega uns objetos de Willy Caolho e eles fogem dali. Brand tira uma pedra do caminho e vários morcegos saem do buraco. No restaurante, Bolão ainda conta aos Fratelli: “Mas a pior coisa que fiz foi misturar o vômito de mentira, esconder na minha jaqueta e ir ao cinema. Fui até o balcão em cima e comecei a fazer assim - blearrrrrgh, blearrrrrgh, bleaaaaaargh!!! E joguei o vômito em cima do pessoal na platéia. Aí foi horrível. Todo mundo começou a vomitar em cima dos outros. Nunca me senti tão mal em toda minha vida”. Aí, o irmão Jake Fratelli fala: “Estou começando a gostar desse garoto”. (Que cena hilariante). Os Fratelli não acreditam e colocam sua mão dentro do liquidificador ligado. Nisso os morcegos da caverna saem pela lareira. Lá embaixo, os Goonies encontram uma cascata. Eles acham que encontraram o tesouro, mas na verdade é o poço dos desejos do Moss Garden.
Os irmãos Fratelli decidem colocar Bolão junto com seu outro irmão, o monstro, e encontram com Bolão um dobrão espanhol. Enquanto isso, Bolão começa a comer da lata de um deles. Eles tiram a lata e Bolão chora. Troy está com dois amigos na parte de cima do poço dos desejos do Moss Garden. Os Goonies pedem ajuda lá debaixo. Os Fratelli levam Bolão pra ficar preso com seu outro irmão. CENA CLÁSSICA: o irmão deles está acorrentado e assistindo um filme de piratas (que coincidência, hein). Bolão se apresenta e o monstro grita. Bolão se assusta e começa a pular, mesmo preso numa cadeira. O monstro acha graça e imita Bolão. (Um sarro). Os Goonies estão para subir no balde que Troy desce pra eles, mas Mikey convence todos a não irem, a não desistirem do tesouro. Troy fica louco quando sobe o balde apenas com a jaqueta de Andy.
CENA CLÁSSICA: Bolão e o monstro estão vendo TV. Bolão joga um chocolate pro monstro,mas bate em sua cabeça e cai no chão. O monstro não alcança, pois está acorrentado. Ele arrebenta as correntes da parede só para pegar o chocolate Baby Ruth. Os Fratelli descem para seguir os Goonies e achar o tesouro. O monstro fala seu nome pro Bolão: SLOTH. Ele reparte o chocolate com Bolão e lhe dá um beijo.


Lá embaixo, Dado, Bocão e Mikey usam um artefato de Willy Caolho para tentar encontrar uma passagem. Na verdade é uma armadilha deixada por Willy. Dado cai em um buraco mas usa uma de suas invenções malucas para se salvar: uma mola com uma dentadura na ponta. Dado encontra outra câmara. Bolão, solto, liga pra polícia mas vai atrás de Sloth que desce na lareira por causa dos ecos. Os Goonies descem pra outra câmara. Eles se dividem para ir ao “banheiro”, das meninas e dos meninos. CENA CLÁSSICA: Andy chama Brand mas ele manda seu irmão Mikey saber o que ela quer pois está ocupado, vamos dizer assim. Andy agarra e beija Mikey pensando que é Brand. Ela desconfia do aparelho mas não descobre nada na hora. Os Fratelli estão no seu encalço. Os Goonies fogem. Dado usa outra de suas invenções num tronco que serve de ponte: o escorrega-sapato, um óleo para os irmãos Fratteli caírem. Depois disso feito, os Goonies encontram um órgão (piano gigante sacro) feito de ossos. Bocão traduz o que está escrito nele. Eles terão que tocar a melodia para continuar. Se cometerem muitos erros estarão mortos. Andy, que fez aula de piano aos 4 anos de idade, começa a tocar. Depois de alguns erros quases fatais e com os Fratelli na cola, os Goonies conseguem se safar. Eles entram em túneis com água e vão escorregando até cair no mar.Tudo isso dentro da caverna.

Enfim eles encontram Inferno, o navio de Willy Caolho, que está cheio de tesouros. Os Fratelli estão atrás. Os Goonies entram no navio. Eles não encontram nada até Dado cair (outra vez). Eles descem para essa outra parte do navio. Sem querer, Andy encontra uma passagem para a sala dos tesouros. Mikey sobe primeiro. Ele, sempre com sua bombinha contra asma, conversa por um tempo com o esqueleto de Willy Caolho. O resto da turma tamém sobe. Eles começam a pegar as jóias e moedas, menos as que estão em frente à Willy, até que chegam os Fratelli. Eles fazem os Goonies saírem da sala pra fora. Os Fratelli começam a tirar dos Goonies tudo que haviam pego lá dentro. A velha Mama faz Bocão entregar todas as jóias que pegou. Esperta, ela manda ele abrir a boca que está cheia de jóias. Bocão vai tirando as jóias que não páram mais de sair. Nessa parte sabemos um dos porquês que Bocão tem esse apelido. A velha joga Andy na água pela prancha. Brand pula para salvá-la. Quando os Fratelli colocam Bocão e Stef na prancha, aparecem Bolão e Sloth para ajudá-los. Os Goonies pulam na água. Os irmãos Fratelli Jake e Francis tentam prender seu irmão Sloth com uma corda, mas se dão mal pois ele é mais forte do que os dois juntos. Sloth rasga a camisa mostrando por baixo outra camisa com o símbolo do Superman, aquele bendito “S”. (Será que isso foi idéia do Richard Donner?). Até toca a vinheta do super-herói. Sloth dá um “jeito” em seus irmãos bandidos. Na água, Brand e Andy se beijam (Aleluia, já era hora, antes tarde do que nunca). Ela pergunta a Brand onde está seu aparelho. Brand responde que Mikey é que usa aparelho e fica “irado”.
Sloth vai até sua mãe. Ela canta pra ele uma música de ninar e ele lembra que ela o deixou cair no berço e ficar com aquela aparência. Sloth joga ela na água e depois também se joga. Mama volta e solta os outros dois. Os Goonies fogem sem nada. Aparentemente nada, eles pensam. Os Fratelli voltam à sala onde está o tesouro e começam a pegar tudo. Mama mexe nas jóias em frente ao esqueleto de Willy e aciona uma armadilha que faz cair pedras da caverna. (Na verdade fará abrir uma passagem para o navio sair da caverna). Os Goonies estouram uma dinamite na parede da caverna pra abrir um buraco e saírem. Uma pedra cai e impede a saída. Sloth, que é muito forte, levanta a pedra para os Goonies saírem. Sloth fica com sua família dentro da caverna, que está desmoronando. Lá fora, na praia, os Goonies encontram a polícia e depois seus pais. O reencontro é engraçado. Andy fala com Mikey sobre o beijo e lhe diz que se continuar assim, outras “partes” que não funcionam vão funcionar. Olha aí o tema sexo na entrelinhas.
Os Fratelli conseguem sair e a polícia os prende. Menos Sloth, que foi defendido por todos os Goonies que é inocente. Bolão fala à Sloth (com suas mexendo) que ele vai morar junto com a família de Bolão. O pai de Troy chega para que o pai de Mikey e Brand assine a papelada da demolição das casas. O pai deles está para assinar quando Rosalita acha uma bolsa e começa a falar várias coisas em espanhol. Todo mundo olha mas ninguém entende nada. Bocão traduz o que ela fala: “Não assine!!!”. Não é pra assinar pois tem vários rubis e diamantes na bolsa. O pai de Mikey e Brand rasga o contrato. A imprensa está ali e os Goonies são entrevistados. O delegado houve o que eles dizem e não acredita, até que todos vêem o navio de Willy Caolho partindo atrás de uma montanha para alto mar. FIM.

Os “Goonies” fizeram tanto sucesso que foram lançados: jogo de videogame, brinquedos e até tênis.


///TRAILER



Confira abaixo o super videoclipe de Cyndi Lauper - Goonies 'R' Good Enough (tem 7:21 min). Cyndi participou em 1985 do filme "Os Goonies", a trilha sonora tornou-se um hit na década de 80. Quem não ficava encantado com seu estilo? As roupas que vestia nos clipes, seu cabelo, maquiagem e sua voz peculiar? Vale muito a pena relembrar essa trilha sonora que é show!

///Video Clipe - Cindy Lauper - Goonies 'R' Good Enough (Os Goonies)



///IMAGEM - Blu Ray "Os Goonies"


///IMAGEM - Os Goonies - 25 Anos Depois...



Por: Amanda Katielli 31/08/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário