Quentin Jerome Tarantino (Knoxville, 27 de março de 1963) é um diretor, ator e roteirista considerado o cineasta mais Rock' n'Roll da história da filmografia americana. Ele alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos.
Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".
Os filmes de Tarantino são conhecidos por seus diálogos afiados, cronologia fragmentada e sua obsessão pela cultura pop. Comumente, são vistos como graficamente violentos e, em seus filmes Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Kill Bill, há uma enorme quantidade de sangue jorrando.
Marcas fictícias como os cigarros "Red Apple" e a lanchonete "Big Kahuna Burgers", de Pulp Fiction, apareceram depois em vários filmes, como Four Rooms, Um drink no inferno e Kill Bill. O diretor também é conhecido por gostar de cereais matinais, que aparecem constantemente em seus filmes, com marcas como "Fruit Brute" em Cães de Aluguel e Pulp Fiction, e "Kaboom" em Kill Bill.
Seus primeiros roteiros vendidos, Amor à Queima Roupa e Assassinos por Natureza, tiraram-lhe do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bender numa festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a dirigir um filme. O produto final dessa conversa foi Cães de Aluguel (1992), um filme estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes.
![]() |
| Imagem: Cães de Aluguel |
Seguindo o sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projetos, incluindo Velocidade Máxima e Homens de Preto. Em vez disso, ele se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para Pulp Fiction - Tempo de Violência. Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994
![]() |
| Imagem: Pulp Fiction |
Pulp Fiction é um filme de roteiro complexo, com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas três características se tornaram a marca do criador desde então. O filme ficou conhecido pelas aclamadas atuações de seu elenco e, ainda, por ressuscitar a carreira de John Travolta. Pulp Fiction também rendeu a Tarantino e Avary o Oscar de Melhor Roteiro Original, além da indicação na categoria de Melhor Filme.
![]() |
| Imagem: Grande Hotel |
Depois de Pulp Fiction, ele dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms, The Man from Hollywood, um remake de um espisódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen. Four Rooms (Grande Hotel) é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.
![]() |
| Imagem: Jackie Brown |
O filme seguinte de Tarantino foi Jackie Brown (1997), uma adaptação de Rum Punch, um romance de seu mentor Elmore Leonard. Uma homenagem ao gênero blaxploitation, foi estrelado por Pam Grier, que trabalhou em diversos filmes do gênero nos anos 70.
![]() |
| Imagem: Kill Bill |
Tarantino já havia decidido produzir Bastardos Inglórios quando então adiou o projeto para escrever e dirigir Kill Bill, lançado em duas partes, Vol. 1 e Vol. 2, um filme estiloso, com temática de vingança, filmado com a influência do Wuxia (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terror italianos ou giallo. O filme é baseado numa personagem chamada A Noiva, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de Pulp Fiction.
![]() |
| Imagem: Sin City |
Tarantino foi creditado como "diretor convidado especial" por dirigir a seqüência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro do sucesso neo-noir Sin City.
![]() |
| Imagem: À Prova de Morte |
Em 2005, anunciou que seu atual projeto chama-se Grind House, que ele está co-dirigindo com Robert Rodriguez. O filme é um homenagem aos filmes de horror dos anos 70. Há dois filmes dentro de Grindhouse: "Planeta Terror", dirigido por Rodriguez, que mostra rebeldes lidando com zumbis enquanto enfrentam militares; e "À Prova de Morte", dirigido por Tarantino, que mostra um dublê misógino que usa seu carro para matar pessoas. Entre os filmes, trailers falsos aparecem.
![]() |
| Imagem: Bastardos Inglórios |
Após dirigir À Prova de Morte em 2007 (como parte da sessão dupla Grindhouse), Tarantino voltou a trabalhar em Bastardos Inglórios. As filmagens começaram em outubro de 2008, na Alemanha, com um orçamento inicial de 70 milhões de dólares. O filme conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por uma jovem francesa judia proprietária de cinema (Laurent), e o outro por um grupo de soldados judeus aliados liderados pelo tenente Aldo Raine (Pitt).
Bastardos Inglórios foi um sucesso de bilheteria, arrecadando 320.351.773 de dólares em cinemas do mundo todo, tornando-o o filme de maior bilheteria de Tarantino até hoje. O filme recebeu vários prêmios e indicações, incluindo oito indicações ao Oscar. Pela sua atuação como Hans Landa, Christoph Waltz ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes, bem como o BAFTA, o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Entre os atributos de Tarantino, a utilização da cultura pop em seus filmes denota que seu cinema está em constante evolução, crescendo junto com a história da sétima arte. De que adianta esse vasto banco de imagens criado pelo mundo senão para ser desfrutado, revivido e transformado?
Ele tem um vasto conhecimento de filmes estrangeiros,
filmes de gênero e filmes pouco conhecidos. E se declara um fã de
filmes de ação de Hong Kong, filmes de faroeste, filmes de terror
italianos, filmes da nouvelle vague francesa, e cinema britânico. Sua
paixão por estes estilos de cinema se reflete em seus trabalhos — todos
os seus filmes fazem referências a outros filmes ou gêneros diferentes
de cinema, em seu estilo, histórias ou diálogos. Certa vez, ele resumiu
tudo isso dizendo “Eu nunca freqüentei a escola de cinema. Eu
freqüentei o cinema”.
Por: Amanda Katielli 31/08/10













Esse cara é nota 10!
ResponderExcluirParabéns pela matéria! Tarantino é CULTURA POP total! Adoro seus filmes.
ResponderExcluirSuper legal a matéria, Tarantino é um diretor fantástico, tem um estilo próprio e muito original.
ResponderExcluir