4 de set. de 2010

Blockbuster deve decretar falência nos EUA este mês


A rede de locadoras Blockbuster está prestes a pedir concordata nos Estados Unidos. Nos últimos doze meses, foram fechadas mais de mil lojas da rede, que nos próximos dias deve recorrer à Justiça.

A Blockbuster acumula uma dívida de 1 bilhão de dólares. A idéia da empresa é usar uma brecha da lei da falências e tentar se reestruturar fechando várias lojas (cujos preços dos aluguéis são muito caros), porém investindo em novas formas de locação de filmes.

Entre os planos da Blockbuster de se reerguer está a implantação de um sistema de auto-locação como o da rede Redbox, que tem máquinas espalhadas em supermercados americanos. Também não está descartada a possibilidade do aluguel de filmes via download pela internet, prática já adotada no Brasil.

Em Portugal, a Blockbuster já entregou os pontos e está se retirando do mercado culpando a pirataria pela falência. No Brasil, a rede foi adquirida, em 2006, pelo grupo GP. Dois anos depois, criou a Blockbuster on line, que entrega filmes em domicílio aos clientes sem cobrar multa por atraso na devolução. Sobretudo por causa da pirataria e do download ilegal de filmes, algumas lojas da rede foram fechadas de lá para cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário