2 de dez. de 2009

Especial: As Mais Incríveis Espaçonaves da Ficção


 A ilusão de viajar em meio às estrelas, na velocidade da luz, a bordo das mais incríveis naves espaciais, só é possível nos filmes e seriados de ficção. Confira abaixo uma lista das principais espaçonaves e suas missões interplanetárias:


 10º - SERENITY (FIREFLY)

A nave da série Firefly, "Serenity", não é exatamente das mais jeitosas. É um tanto esquisita por fora e por dentro parece um grande barraco espacial constantemente precisando de reparos da habilidosa Kaylee Frye. Entretanto, ela serve bem ao seu propósito: dar um lar a todos os perdidos pelo espaço a fora.

9º - RA'S MOTHERSHIP (STARGATE)

Ainda que o brilho da série "Stargate" seja justamente o fato de podermos viajar pelo espaço através de portais e não de naves, uma delas se destaca no longa metragem, a nave mãe do "deus" Rá. Com o formato singular de uma pirâmide (lembrando os edifícios de “Blade Runner”), a nave de Rá é um veículo quase tão imponente quanto a própria civilização a qual indiretamente deu origem.

8º - BATTLESTAR GALACTICA (BSG)

Eis aqui o maior pesadelo dos Cylons. A magnífica nave de batalha "Galactica" é a menina dos olhos das Doze Colônias. Claramente, não tanto pelo design, mas sim por sua atribuição maior - liderar o que restou da humanidade na luta contra os seres artificiais Cylons e buscar o décimo terceiro planeta colonizado por seres humanos há muitos séculos. Sob as mãos de ferro do Comandante Adama, a "Galactica" possui 150 Vipers (naves menores, com propósitos bélicos específicos) e é capaz de saltar pelo hiperespaço carregando uma verdadeira megalópole em seu interior.

7º - X-WING (STAR WARS)

O T-65 X-Wing é o caça que destruiu a Estrela da Morte. Um equilíbrio quase perfeito de velocidade, manobrabilidade, e blindagem defensiva o tornaram o caça escolhido para o Rogue Squadron. A nave conta com 4 asas em formato X (daí deriva-se o seu nome) com um laser em cada uma. Possui também escudos de energia e tem espaço para um piloto e um robô, do mesmo modelo do R2-D2, que possui a habilidade de reparar a nave durante os vôos.

6º - HEART OF GOLD (GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS)

Construída secretamente em Damogran, a nave roubada pelo presidente da galáxia Zaphod Beeblebrox possui duas das mais impressionantes construções já concebidas na literatura. A primeira é o renomado "gerador de improbabilidade infinita" que calcula (?) todas as viagens com base no mais impossível destino. A segunda é seu pseudo-piloto, o "paranoid android" Marvin que carrega o fardo de ser uma das maiores inteligências do cosmos. Equipada com a mais fantástica tecnologia, a nave "Heart of Gold" possui ainda personalidade, todas as suas portas se abrem contentes e seu navegador está sempre disposto a fazer o que lhe pedem.

5º - TARDIS (DOCTOR WHO)

Roubada pelo Doctor em Gallifrey, o TARDIS não foi construído, foi "cultivado". Uma nave viva, capaz de cruzar o espaço e o tempo, o TARDIS é bem maior por dentro do que parece ser por fora. Assumindo a forma de uma cabine de polícia inglesa, a nave já foi lar de muitos companheiros do Doctor e assumiu seu posto nas batalhas mais fantásticas do Universo chegando a carregar nas costas o próprio planeta Terra na última temporada do seriado britânico.

4º - NOSTROMO (ALIEN O 8º PASSAGEIRO)

Construída pela corporação Weyland-Yutani, a nave tinha como objetivo a exploração espacial, mas acabou extrapolando sua missão ao atrair para si a própria auto-destruição. Com um design singular, a nave era capaz não apenas de viajar pelo espaço como aterrissar nas mais inóspitas atmosferas. Sua propulsão "mais rápida que a luz" desafiava a física enquanto seus tripulantes desafiavam-se a si mesmos, tentando sobreviver as investidas corrosivas do alien que não estava na lista de passageiros.

3º - DISCOVERY (2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO)

A Discovery é uma das mais originais espaçonaves já usadas no cinema, que tem como tripulantes David Bowman, Frank Poole, mais três homens hibernando e o supercomputador HAL-9000, dotado de inteligência artificial. A Discovery está indo para Júpiter. Detalhe: só HAL-9000 sabe o verdadeiro propósito da missão - como o monólito achado na Lua emitira um sinal para Júpiter, os cientistas acreditavam que lá poderia haver algum tipo de inteligência.

2º - MILLENIUM FALCON (STAR WARS)

Capaz de levar somente 8 tripulantes, a "Millenium Falcon" foi perdida para Han Solo durante uma jogatina. Desafiando a velocidade da luz, a "Falcon" tornou-se famosa por ter completado a Corrida Kessel em menos de doze parsecs. Impressionante não? Grande estrela no esquadrão da Aliança Rebelde, a nave de Solo figura entre as mais queridas da ficção.

1º - U.S.S. ENTERPRISE (STAR TREK)

A Enterprise não é apenas uma nave espacial, mas sim a representação de um ideal de humanidade. Se o espaço é a fronteira final, a Enterprise é sua emissária maior de inúmeras civilizações que buscam a conciliação intergaláctica. Muitos foram seus comandantes e seus formatos. Elegante, a Enterprise é cenário de resoluções e de enfrentamentos políticos, possuindo uma tripulação multirracial que tem como único objetivo manter a paz.


Por: Amanda Katielli 02/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário