7 de ago. de 2010

Tecnologia - Tvs de Lcd, Plasma ou Led ?


logo High Definition

Nos últimos anos, com a popularização das TVs de LCD ,Plasma e Led, muito se discutiu os prós e os contras das três tecnologias. Só que a questão principal, que a maioria das pessoas não entendem, é o principio das três tecnologias, ou como elas geram a luz que formam as imagens.

LCD

Basicamente, e de forma bastante resumida, no LCD, o “crístal liquido” forma as imagens agindo sobre uma fonte de luz que vem de traz do painel, normalmente é uma lampada fluorecente. Isso mesmo, uma lampa fluorecente, que gera uma luz branca, em toda a tela. Na camada da frente, os pixeis são como pequenas “portinhas” que deixam a luz passar transformando em cores e formando as  imagens, letras e tudo mais. O grande problema dessa abordagem de geração da luz, é quando alguma parte da tela não precisa de luz, ou seja, as “portinhas” estão fechadas para mostrar algo em PRETO. O problema aqui é que mesmo fechadas, sempre passa um pouco de luz por essas “portinhas”, e isso tem relação com as taxas de contraste sempre baixas nas TVs de LCD, onde o preto é quase sempre um cinza muito escuro.

Tv LCD

PLASMA

Basicamente, e de forma bastante resumida, no Plasma, cada pixel usa as células do Plasma para gerar sua própria energia, fazendo com que, quando for preciso um pixel preto, ele simplesmente apaga. Por isso as TVs de plasma tem taxas de contraste  muito maiores que a LCD. Por isso as imagens das TVs de Plasma sempre serão mais “vivas” comparando com as TVs de LCD. Uma das características da tecnologia plasma é que cada pixel é iluminado individualmente, sem a necessidade de backlight (como nas telas de cristal líquido), sendo assim as imagens continuam incríveis de qualquer ângulo. O preto mantém-se preto e as cores são as mesmas não importa em que posição você esteja em relação à TV.

Novas tvs PLASMA, fininhas apenas 3cm

LED TV

E então vemos a propaganda na TV dessa maravilhosa LED TV. O que vem direto a sua cabeça? Uma TV, com milhões de LEDs acendendo e apagando, formando maravilhosas imagens na sua frente. Mas não é nada disso.

Essa TV é e sempre será, a boa e velha TV de LCD. Sim, é uma TV que tem uma fonte traseira gerando a LUZ, e uma camada na frente com o cristal liquido e suas “portinhas” gerando as imagens. E o LED entra aonde? Justamente na fonte geradora de Luz.

Nas TVs de LCD normais, a fonte de luz são lampadas fluorecentes. Nessa TV são LEDs brancos posicionados atrás do painel. Isso trás diversas vantagens, como o espessura da TV, e ainda propicia algumas técnicas que podem apagar alguns LEDs melhorando o nível do preto. Mas o problema de vazamento de luz no LCD continua existindo, não podendo se comparar com as TVs de Plasma onde cada pixel gera sua própria luz. Essa TV é sim uma evolução do LCD, mas de forma alguma é uma revolução, ou a TV perfeita, ou alguma coisa do tipo.

LED Tv

Definitivamente qual é a tecnologia que faz a melhor imagem?

Criou-se uma lenda de que as TVs de plasma têm vida útil menor e consome mais energia elétrica, mas hoje as duas estão totalmente equivalentes na durabilidade (100 mil horas de vida útil da tela) e quase lá no consumo (as plasma ainda consomem um pouco mais).

Com isso em vista, resta observar a resolução. “Ah, mas eu quero uma Full HD”, calma, meu querido, a coisa não é tão simples assim.

Uma LCD Full HD (1080p) sai por uma boa grana e o comprador vai ficar com ela em casa todo satisfeito achando que está com a melhor resolução do mercado em casa, ledo engano.


Hoje no mercado a TV Lcd (Led)  que tem o melhor processamento de Imagem, faz 240 HZ contra 600 Hz das Plasmas, em filmes e jogos com cenas rápidas esse dado faz muita diferença, quanto maior for o número, melhor será a visualização da cena que será processada sem rastros.
Confira a imagem abaixo uma mesma cena processada nas duas tecnologias, a esquerda lcd (Led) com 240 HZ e a direita Plasma com seus 600HZ.
Todas as TVs levam um certo tempo para gerar uma imagem na tela, e esse tempo é medido em milisegundos, e esse tempo é chamado de “tempo de resposta”. As TVs de LCD têm um tempo de resposta médio de 6 a 8 milisegundos, o que significa que a imagem estará sempre com esse tempo de atraso em relação à transmissão. Até aí, tudo bem, nada que um “calibrate lag” não resolva, mas o problema não é só esse.
Durante imagens rápidas, muito recorrentes em games e em filmes como Spider Man, Speed Racer..., a resolução de uma TV dessas cai drasticamente, chegando ao ponto de uma LCD Full HD 1080p chegar a transmitir imagens com resolução abaixo de 200p.
As plasma têm o tempo de resposta abaixo de 1 milisegundo, geralmente 0,001 ms, ou até menos do que isso, fazendo com que a resolução da imagem seja a mesma em praticamente todo momento, ou seja, uma plasma 720p (HDTV), na prática, tem a resolução melhor do que uma LCD 1080p e uma TV de Plasma Full HD (1080p) sem dúvida hoje, é o que há de melhor em termos de imagem de tv no mercado.
Se isso não fosse o suficiente, as TVs de plasma têm o contraste superior do que às de LCD e são capazes de gerar um preto que é realmente preto, e não algo acinzentado ou azulado em seu lugar, além de permitir maior ângulo de visão sem perder luminosidade.

Se você quer comprar uma TV grande porreta pra jogar os seus games e ver seus filmes favoritos, o melhor custo-benefício, sem dúvidas, é uma plasma, pois além da imagem ser superior até do que uma LCD “mais potente”, você gastará menos.
 Por: Gledson luis - 12/08/10


3 comentários: