14 de out. de 2009

Flashback: Matrix (The Matrix) 10 Anos!



O filme que revolucionou o cinema sci-fi, com lances de filosofia, tecnologia, quadrinhos e cultura pop, está fazendo dez anos. A forma como se faz efeitos especiais para o cinema foi revolucionado com esta franquia que rendeu muito, mas muito dinheiro e imortalizou Neo e companhia. Desde a imagem cibernética do começo, cujas letras e números verdes e desordenados se tornaram, depois, um clássico protetor de tela para milhares de computadores, até seu emocionante e romântico final, "Matrix" é puro cinema do século XXI, apesar de ter estreado em 1999.


"Ninguém pode dizer o que a Matrix é... você tem que vê-la por si mesmo." Existem duas realidades: uma que consiste na vida que levamos todos os dias e, outra, no que está por trás disso. Uma é um sonho. A outra é a "Matrix".

O grande segredo de Matrix foi fazer o público pensar. Mesmo sendo um blockbuster, mesmo arrastando milhões de pessoas às salas de cinema mundo afora, ele conseguiu não ser pop, ou seja, não há nele a efemeridade costumeira a produções do tipo. E quando a grande massa, que não está acostumada a pensar, é obrigada a fazê-lo – e Matrix fá-lo de forma deveras eficaz - algum tipo de revolução acontece.


Principais Personagens:


Thomas Anderson / Neo  (Keanu Reeves de "Velocidade Máxima", "O Advogado do Diabo" e "Constantine") – É um cracker de computador, que penetra em sistemas de computador ilegalmente e rouba informações, sob o seu apelido hacker de 'Neo'.


Morpheus (Laurence Fishburne de "Onze Minutos", "Apocalypse Now" e "Missão Impossível 3"). – Morpheus é o capitão da embarcação Nabucodonozor. Era um homem que vivia no interior da Matrix até que foi libertado no começo da sua vida.


Trinity (Carrie-Anne Moss, de "Lost", "Paranóia" e "Chocolate") – Membro do grupo clandestino liderado por Morpheus.


Agente Smith (Hugo Weaving, que atuou na trilogia "O Senhor dos Anéis" como Elrond, "The Kiss" e "The Interview") – Smith é um Agente, uma manifestação da inteligência artifical no mundo da Matrix, com poderes extraordinários para manipular o seu ambiente (incluindo força sobre-humana e rapidez para desviar de balas).


Oráculo (Gloria Foster de "City of Hope", "Top Secret" e "The Comedians") – Oráculos são seres humanos que fazem predições ou oferecem inspirações baseados em uma conexão com os deuses.
"Matrix" conta a história de Thomas Anderson, um programador de sistemas que durante o dia trabalha em uma grande corporação de software, a MetaCortex uma das maiores empresas de software do mundo; e durante a noite, assume o papel de um hacker, adotando o nickname Neo. Logo na cena de abertura do filme temos agentes federais perseguindo Trinity, membro do grupo terrorista. De relance, aparece a noticia de que Morpheus está sendo caçado (“A caçada começa...”). É nesta trama misteriosa que Thomas A. Anderson, o pacato empregado, irá se inserir.
Neo mora em um cubículo escuro, e é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. O que ele recebe pela manhã, na tela de seu computador, é uma exortação: “Acorde, Neo... A Matrix te achou. Siga o coelho branco”. Esta é a primeira (e significativa) mensagem do filme Matrix. Na verdade, trata-se de uma convocação misteriosa de um grupo clandestino, liderado por Morpheus.
Ao final de uma longa busca, Morpheus finalmente encontra Neo, mas a matriz o persegue implacavelmente, chegando primeiro ao rapaz ainda assustado. A máquina, materializada em vestes de agentes federais, chantageia e ameaça (sem sucesso) o rapaz para cooperar na a prisão do perigoso Morpheus... Neo é considerado pelos agentes federais um elo do grupo terrorista de Morpheus.

Após ser liberado, é conduzido por Trinity até o esconderijo misterioso de Morpheus. Neste momento, Neo é desafiado a escolher entre a pílula azul e a pílula vermelha. "Se escolher a azul você vai acordar de manhã em sua casa e sua vida vai permanecer a mesma . Mas, se escolher a vermelha, vai descobrir o quão funda é a toca do coelho da Alice".



Esta é sua primeira (e decisiva) escolha, ou seja, ele terá que escolher entre permanecer como está (imerso na “stupid little life”, como diria Lester Burhan, personagem central de Beleza Americana, de Sam Mendes), ou conhecer a verdade do Real. Imbuído de aguda curiosidade, Neo escolhe a pílula vermelha, que o conduz a uma outra dimensão da sua vida pessoal. Ao escolher a pílula vermelha, Neo renasce, literalmente.
Depois de um doloroso e traumatizante despertar, Neo é finalmente tratado pela equipe liderada por Morpheus. Após algum tempo, ele já estava pronto para conhecer a verdadeira história da Matriz. Neo e Morpheus são colocados virtualmente dentro de um programa de visualização para que Morpheus passe a explicar parte da história que ele conhece sobre o caos que aconteceu ao mundo causado pela Matriz.
A historia mostra a humanidade do futuro prisioneira de sua própria criação, a inteligência artificial, a poderosa consciência que gerou uma raça inteira de máquinas. Rapidamente criou-se um conflito, uma guerra contra o homem que, em uma atitude desesperada, queimou o céu para bloquear a energia solar e assim tentar parar a máquina; mas, ironicamente ele começou a depender delas para poder sobreviver. Com o decorrer do tempo, a evolução incontrolável das maquinas acabou esmagando e dominando a própria raça humana. A Matriz é o controle, é a geradora de um mundo de sonhos, onde foram aprisionados todos os seres humanos para que eles pudessem fornecer a energia vital para a Maquina. Todos não, pois um grupo de pessoas livres mantém-se fora dessa realidade, e despertos eles lutam desesperadamente para libertar a humanidade.

Morpheus crê na profecia - que prevê o renascimento de um ser especial dentro da própria Matriz - com o poder de mudar o que ele quisesse dentro dela. Morpheus acredita que Neo é o predestinado!
No treinamento de Neo, Morpheus tenta libertar a sua mente com relação aos seus medos, dúvidas e descrenças e, aos poucos, ele consegue entender as mensagens evoluindo em seu novo conhecimento. Morpheus o lembra que caso aconteça algo com ele quando dentro da Matriz, este algo terá reflexo em seu corpo, pois sua mente molda a realidade que o corpo exterioriza.

Ao final desse treinamento, Morpheus alerta Neo para a presença das sentinelas, temidos e poderosos representantes da máquina que cuidam de sua segurança. Qualquer ser humano ainda escravo da matriz pode ser instantaneamente substituído ou abduzido por estas sentinelas, de acordo com a vontade da máquina.
Sentindo que Neo está pronto, Morpheus o leva para conhecer o Oráculo. Toda a equipe é inserida no mundo da Matriz e segue em missão. Ao entrar na humilde casa onde o oráculo reside, Neo – aguardando ser atendido - depara-se com várias crianças, cada uma manifestando uma espécie de poder oculto. Outros predestinados em potencial, como o próprio Neo.
Finalmente Neo é chamado e encontra uma senhora nos seus 50 anos preparando bolachas na cozinha. Começa então um dialogo onde Neo deixa claro que não acredita ser o predestinado e também pensa que ninguém pode controlar o seu destino. A sábia senhora diz que ele tem o Dom, mas parece que Neo está esperando algo... e ela lamenta que esse Dom não será desperto nessa vida... mas também o alerta para um futuro problema com Morpheus, dizendo que este, em caso de necessidade, estaria disposto a sacrificar a sua própria vida para salvar a de Neo.

Ao tentar sair da Matriz, numa cilada, todos são surpreendidos pelos super-agentes da Maquina e na fuga, para proteger Neo, Morpheus fica para trás e é capturado. A traição foi perpetrada por Cypher, que, por estar cansado de receber ordens de Morpheus e lutar contra a Matriz, tinha feito um acordo para ser novamente inserido no sistema, entregando seus colegas. Para piorar a já desastrosa situação, Cypher é o primeiro a voltar à nave de base, que se encontra fora da Matriz, rendendo todos os tripulantes e começando a eliminar integrantes do grupo que ainda estavam mentalmente dentro da Matriz desconectando os aparelhos de seus corpos. Felizmente o operador da nave, mesmo que gravemente ferido, consegue controlar a situação e eliminar o traidor pouco antes que ele consiga matar Neo e Trinity.
Morpheus escolheu se sacrificar para que Neo e os outros pudessem se salvar e acabou sendo aprisionado pelos agentes da Matriz. Os sobreviventes tem pouco tempo agora para tomar uma decisão entre salvar a vida de Morpheus ou desligar os aparelhos que o mantém ligado à Máquina; ele foi drogado e caso continue mais tempo em poder da Matriz, esta irá entrar em possesso de todas as vitais informações sobre a Resistência e poderá finalmente acabar com ela.


Mas então Neo lembra-se dos poderosos ‘insights’ do Oráculo que profetizou todos esses acontecimentos e passa a acreditar que poderá salvar a vida de Morpheus, resolvendo assim entrar na Matriz, junto com Trinity que irá ajuda-lo nessa ‘missão impossível’.


Enquanto Neo e Trinity lutam com os guardas e os soldados para chegar até Morpheus, os Agentes estão perto de dobrar a sua incrível resistência. Smith, o principal Agente da maquina, mostra-se muito ansioso para arrancar as respostas de Morpheus e começa a interroga-lo de maneira agressiva mas também irônica e cínica...


Finalmente Neo e Trinity conseguem chegar a Morpheus e salva-lo de forma espetacular dos Agentes. Todos fogem até uma cabine telefônica onde Morpheus e Trinity voltam à nave, mas antes que Neo também possa retornar, o Agente Smith consegue destruir a cabine e Neo, ao invés de fugir, resolve enfrenta-lo.
Após o surpreendente resgate de Morpheus, Neo é o ultimo a tentar retornar à base mas é impedido pelo agente Smith que destrói o aparelho de telefone.
Sempre aconselhado a fugir desses Agentes, finalmente Neo resolve enfrenta-lo e após uma luta dificílima, ele corre para outro telefone sendo perseguido ferozmente pelos agentes da Matriz.

Neo consegue chegar ao prédio onde está o outro telefone, mas ao entrar na sala, se depara novamente com o agente Smith, que dispara imediatamente sua arma contra o herói, uma, duas, três vezes até Neo, atingido no peito, cair no chão e morrer... é isso ai, ele morre!!
Enquanto isso, a nave onde estão Morpheus e Trinity esperando por Neo é atacada por sentinelas. Morpheus olha na tela e não pode acreditar que Neo está morto!


Mas de repente, mesmo no ambiente de total desespero, Trinity percebe como as revelações do oráculo fazem sentido, e ela diz, segurando o corpo físico de Neo já sem vida:
- Neo, você não pode morrer, pois o oráculo disse que eu me apaixonaria pelo predestinado e ele é você.


Então ela beija Neo...
E como num passe de mágica, repentinamente ele desperta. Desperta no mundo real e também na Matriz, onde os Agentes estupefatos olham para ele e recomeçam a atirar.
 Mas Neo diz NÃO e com gesto tranqüilo, levanta um dos braços e para as balas... pega uma delas, a olha... olha para as outras e as deixa caírem no chão, para enfim olhar para as paredes e para os agentes vendo somente códigos de computador... ele interpreta o código da Matriz e vê o verdadeiro mundo da Maquina!
O agente Smith corre para lutar com ele, mas Neo antecipa com extrema facilidade seus golpes e o elimina; os outros agentes apavorados fogem feito loucos.
Com as sentinelas prestes a destruir a nave, Trinity grita desesperadamente e Neo corre para o telefone retornando a tempo de Morpheus ativar a arma contra os invasores que já tinham penetrado na nave.

No final vemos Neo novamente na Matriz, agora com total domínio da situação, como que consciente finalmente de toda sua força e poder. Fala com a Maquina por telefone e explica que ele vai despertar as pessoas presas nela, que não vai admitir mais o controle dela sobre os seres humanos e, como numa cena de super-homem, Neo sai voando pela cidade.

 FIM...


///TRAILER




No fim, os Wachowsky jogam a responsabilidade no colo do telespectador. Transferem toda a carga dramática e existencial de suas duas horas de projeção diretamente na alma de seu público. Mostram os dois lados da moeda e os intima a fazer alguma coisa. Dizem de modo incisivo: a escolha é sua, o que irás fazer? Em que mundo vai querer viver? Que tipo de pessoa se tornará daqui por diante? Como pretende atuar ativamente na máquina?

Fica o vácuo, e as lacunas devem ser preenchidas de modo individual.

A escolha é sua, é sempre sua.
Matrix virou ícone pop e franquia, com duas continuações: Matrix Reloaded (2003), Matrix Revolutions (2003).


///IMAGENS - The Matrix Edição Especial de 10 Anos - Blu Ray
Por: Amanda Katielli - 14/10/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário